-
Arquitectos: Estudio Arzubialde
- Área: 1010 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Federico Cairoli
-
Fabricantes: Adobe, AutoDesk, PreNova, Reno Amoblamientos, Retak, Super block
Descrição enviada pela equipe de projeto. Trata-se de um edifício de apartamentos de propriedade horizontal em um pequeno terreno da cidade de Santa Fe, situado na intersecção entre a Pasaje Maipú e a Calle Urquiza, esquina nordeste. O volume construído se apoia sobre as empenas sul e oeste, liberando a esquina para configurar uma praça arborizada: a entrada de pedestres e veículos.
Neste tipo de empreendimento é considerado o espaço de uso comum como área não computável monetariamente, motivo pelo qual, em geral, estas áreas são reduzidas ao mínimo necessário. Nesta ocasião, a totalidade da massa construída (a qual abriga 18 unidades com superfícies que variam entre 40 e 65 m2) se articula ao redor do espaço de uso comum, o qual constitui um percurso ascendente de diversas configurações. A praça de acesso no térreo é seguida por três pavimentos de grandes paliçadas e escadas internas, o terraço verde para uso comum no 4º andar e ali, emergindo do volume dos apartamentos, a escadaria/varanda para os 7 andares superiores. Este percurso se relaciona de diversas formas com o entorno imediato: a presença da praça de entrada minimiza o impacto da edificação neste bairro de casas baixas. As paliçadas abertas permitem o contato visual em ambas as direções, de dentro para fora e de fora para dentro, como um sinal de empatia com o entorno.
A estrutura de sustentação do edifício se dá a partir de um sistema de lajes leves e sem vigas. Este sistema diminui consideravelmente a quantidade de concreto necessária e tem um rendimento térmico superior à laje maciça convencional. O envoltório se configura a partir de uma parede dupla composta por uma face externa de tijolos pré-moldados de concreto tipo lintel e colocados de forma rotativa. Esta sucessão de proteção solar configura uma fachada "auto-sombreada": uma superfície que produz sombra sobre si mesma no verão, e permite maior impacto do sol no inverno. Em sua face interna, uma parede de tijolos de concreto celular de 15 cm de espessura complementa o sistema.